Declaração do ITR deve ser entregue até esta quarta



30/09/2009


Assuntos Tributários30 de setembro

Declaração do ITR deve ser entregue até esta quarta

Encerra-se nesta quarta-feira (30) o prazo de entrega da declaração do ITR ( Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural).

A declaração deve ser feita por meio do portal da Receita Federal do Brasil. O contribuinte deve baixar o PGD (Programa Gerador da Declaração), sendo que o documento deverá ser enviado por meio do aplicativo Receitanet, também disponível no site da RF.

 

Multa

 

A multa para os proprietários que perderem o prazo é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido - não podendo o seu valor ser inferior a R$ 50, no caso de imóvel rural sujeito à apuração do imposto, além de multa e juros.

 

Por sua vez, caso o imóvel rural seja imune ou isento, a não-apresentação da declaração no prazo leva à multa de R$ 50.

 

Até a última segunda-feira (28), quase 15% de um total de 5 milhões de contribuintes do ITR ainda não havia entregado a declaração.

 

Quem deve declarar

 

Confira abaixo quem é contribuinte do ITR:

 

* A pessoa física ou jurídica que seja proprietária do imóvel a ser declarado, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título;

 

 

* A pessoa física ou jurídica que, entre o dia 1º de janeiro do ano a que se referir a DITR e a data da sua efetiva entrega tenha perdido: a posse do imóvel rural, o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante ou a posse ou a propriedade do imóvel rural, em função de alienação ao Poder Público.

 

São isentos os imóveis rurais compreendidos em programa oficial de reforma agrária, caracterizado pelas autoridades competentes como assentamento, e o conjunto de imóveis rurais de um mesmo proprietário, titular do domínio útil ou possuidor a qualquer título, cuja área total em cada região observe o respectivo limite da pequena gleba rural.

Infomoney

www.infomoney.com.br




Projeto do Refis pode ser retirado, diz secretário
Feirão do imposto acontece neste sábado
Segunda Turma do STJ julga questão de direito adquirido nos casos de isenção de IR em alienação de a
EI: realizado treinamento de instrutores
Homenageado no Prêmio Comunique-se, o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação diz que os obs


Mídia Marketing Direcionado - 2008
Daniel José